Grande final do Bom de Bola começa nesta sexta (30) em Palhoça

0
42

Cerimônia de abertura está marcada para as 18h, no Estádio Renato Silveira

 

Depois de 36 microrregionais e quatro etapas regionais, chegou a hora de conhecer os campeões estaduais do Bom de Bola, um dos maiores campeonatos escolares do sul do Brasil. A competição começa nesta sexta-feira (30) e segue até o próximo dia 3 de novembro, em Palhoça, quando 18 equipes – 10 masculinas e oito femininas – disputarão o título em cada modalidade. A cerimônia de abertura está marcada para as 18 horas desta sexta-feira (30), no Estádio Renato Silveira, no centro da cidade.

 

Nesta quinta-feira (29) as equipes começaram a chegar aos alojamentos. “Vimos desembarcar aqui verdadeiras seleções de campeões. Alunos-atletas que venceram as etapas microrregionais, depois as regionais e agora vêm aqui para jogar o melhor que podem para conquistar o título”, considera Luiz Carlos Fraga, coordenador do projeto em Santa Catarina, no Paraná e no Rio Grande do Sul.

Nos cinco dias de disputas, 360 alunos-atletas de todo o estado terão a oportunidade de ser vistos por grandes times de futebol. “O Bom de Bola é um projeto da Parati Alimentos em parceria com a Fesporte que além de revelar talentos do futebol tem o objetivo de promover o esporte amador, a cidadania e a cultura de paz”, explica.

 

Para Adriano Ribeiro, gerente de Esporte de Participação da Fesporte, o Bomde Bola o objetivo da etapa estadual é manter o sucesso das regionais, neste ano realizadas em Capinzal, Nova Veneza, Tunápolis e Ibirama, onde o grande destaque foi o desempenho das equipes. “Esperamos muitas revelações de talentos e momentos integração e troca de experiências entre os atletas” ressalta.

 

Investimento na educação

O Bom de Bola comemorou 20 anos em 2014 consolidado como um dos maiores projetos sociais esportivos do país. No ano passado o projeto mobilizou 886 equipes em Santa Catarina – 56.808 estudantes de 895 escolas – 520 estaduais, 309 municipais e 66 particulares – de 268 cidades (90,8% do estado) e 1,5 mil professores.

 

Muito mais do que uma competição escolar que revela talentos do futebol, o projeto tem o objetivo de promover o esporte amador, a cidadania e a cultura de paz, transformando o campeonato em experiências de educação em tempo livre e prevenção de situações de risco e violência na vida de meninos e meninas de 12 a 14 anos, alunos de escolas públicas e particulares de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Criado em Santa Catarina em 1992 pela Fundação de Esporte do Estado de Santa Catarina (Fesporte) o Bom de Bola tem seu nome associado à Parati Alimentos a partir de 1995, quando a empresa deixou de ser patrocinadora para se tornar realizadora e idealizadora do projeto, que em 1998 foi levado para o Rio Grande do Sul e, em 1999, para o Paraná. A partir de 2001 o projeto passou a contar com equipes femininas.

 

Hoje é o principal braço de responsabilidade social da Parati. “Nosso objetivo, além de revelar atletas, é fazer de cada Bom de Bola um embaixador da paz na sua escola e na sua cidade, dentro e fora de campo”, considera José Paulo Teixeira, diretor-executivo do Instituto Parati e coordenador-geral do Bom de Bola.

DEIXE UMA RESPOSTA