Florianópolis vira a capital internacional do cinema socioambiental

0
37

Começou a última segunda-feira (26), em Florianópolis, a segunda edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc -, trazendo para a capital catarinense algumas das mais importantes e premiadas obras mundiais do gênero. A abertura oficial acontecerá na noite desta quarta-feira (28), às 19h, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com a exibição de “Planetary” (https://www.youtube.com/watch?v=Q6X_VFOGwas). Dirigido por Guy Reid, o documentário explora as origens cósmicas e o nosso futuro como uma espécie. A sessão é aberta ao público e tem ingressos gratuitos.

Além da exibição de 83 filmes em diferentes locais da cidade – auditórios da UFSC, Udesc, Centro Integrado de Cultura (CIC), Sapiens Parque e na Assembleia Legislativa – em ação coordenada com a Udesc, o festival também acontecerá em Laguna e Ibirama, estendendo as realizações a outras regiões do estado.

A programação contará ainda com as mostras FICA Itinerante, Planeta.Doc Curtas e Cinemateca da Embaixada da França, além de exposições fotográficas, peças teatrais, palestras e debates com diretores e cineastas como o canadense Todd Southgate. Responsável pelo documentário “Desculpe pelo Transtorno”, que abriu as exibições na Universidade de Santa Catarina, ele conversou com os estudantes após a sessão e não escondeu a alegria por ver a realização do Planeta.Doc em Florianópolis.

“Eventos como este são maravilhosos pois chamam a atenção e ajudam a conscientizar sobre as questões ambientais e sociais, especialmente nas universidades, onde estão as pessoas que farão diferença no futuro e ajudarão a mudar essa realidade”, comenta Southgate, que percorre o mundo para realizar as suas obras, mas que escolheu a Ilha de Santa Catarina para retornar após as suas andanças.

Clique aqui para obter a programação completa do Festival Internacional de Cinema Socioambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA