Centro Sapiens será lançado na próxima segunda-feira (14)

0
45

 

 

O projeto Centro Sapiens, que pretende revolucionar locais históricos e pouco aproveitados da região central da Capital, será lançado pela Prefeitura Municipal e Sapiens Parque na próxima segunda-feira (14), na sede do Museu da Escola Catarinense, às 14h. A proposta prevê a implantação de um programa de desenvolvimento econômico, tecnológico e territorial baseado nas áreas da chamada economia criativa, que engloba setores como design, turismo, moda, gastronomia, games, tecnologia e arte. A intervenção será no setor leste da região, compreendendo uma área de cerca de 1 milhão de m2 no entorno das ruas Tiradentes, João Pinto e Victor Meirelles.

 

“O desejo do Sapiens Parque de se aproximar da mente e do coração da população de Florianópolis, aliado ao propósito da prefeitura, governo do estado e de diversas entidades de classe de valorizar o Centro Histórico da Capital, resultou neste projeto audacioso”, conta José Eduardo Fiates, diretor-executivo do maior polo de inovação de Santa Catarina.

 

Segundo Fiates, serão desenvolvidos programas de empreendedorismo em parceria com diversas entidades privadas e governamentais. A região será revitalizada, preservando os ativos arquitetônicos, culturais e, acima de tudo, a história da região, a exemplo do que foi feito em cidades como Nova York (Soho), Barcelona (22@barcelona), Londres (Notting Hill) e Lisboa (Chiado). “A economia criativa será estimulada com espaços de coworking, incubadoras e startups. O principal objetivo é atrair os empreendedores para impulsionar e transformar a região do Centro Histórico em um berço de empresas inovadoras”, explica o diretor-executivo.

 

Apoio ao projeto

 

O Centro Sapiens foi anunciado pelo prefeito Cesar Junior no evento de apresentação do programa ‘Florianópolis Enfrentando a Crise’, no último dia 27 de julho, e envolve também investimentos na infraestrutura, como cabeamento subterrâneo e saneamento básico, que serão realizados em parceria entre a prefeitura e o governo do Estado, por meio da Celesc e da Casan. Para motivar a instalação de novas empresas na região, a prefeitura também pretende isentar startups de tecnologia das taxas de IPTU.

 

Participam do projeto o IPUF, as Secretarias de Turismo, C&T Obras e Meio Ambiente e Urbanização. Também aderiram Sebrae, Udesc, Codesc, Certi, Fecomércio, FloripAmanhã, Acate, Santacine e Fortur, entre outros.“Os parceiros enxergaram uma enorme oportunidade para agregar valor aos negócios, comércio e empreendimentos já existentes na área, por meio de um programa planejado e estruturado de valorização da região, com o aquecimento da atividade econômica baseada na inovação”, finaliza Fiates.

DEIXE UMA RESPOSTA