Socióloga aborda evolução da Praia dos Ingleses

0
159

Lançamento é na próxima segunda-feira, 24, na Casa da Memória

 

         As belezas naturais da Ilha de Santa Catarina posicionaram Florianópolis como um dos principais destinos turísticos do país, mas, com o turismo de massa, sucederam fortes impactos sociais e culturais, especialmente nas últimas três décadas. No livro Memórias da Tradição: Praia dos Ingleses – Ilha de Santa Catarina, (PalavraCom Editora) a socióloga Adriane Nopes faz um minucioso estudo sobre os efeitos do turismo de massa, a hibridação cultural e o crescimento desordenado daquela comunidade do norte da Ilha, que, até o início dos anos 1970, ainda vivia da pesca artesanal e da agricultura de subsistência, além de manter hábitos e costumes seculares.

         Residente na Praia dos Ingleses há 30 anos, a autora é graduada em Ciências Sociais pela UFSC, onde também pós graduou-se doutora e mestre em Sociologia Política. Sem emitir juízos de valor e com consistentes referenciais teóricos, Adriane Nopes mostra, a partir do relato de seus entrevistados, a intensa perda da identidade cultural e as muitas melhorias ocorridas na comunidade a partir do turismo – energia elétrica, pavimentação de ruas, transporte coletivo, comércio etc.

         E contextualiza as mudanças e seus contrastes em uma interessante teia entre os conceitos de ‘moderno’ e ‘tradicional’. “É que veio esta enxurrada tão rápida que apagou estas histórias e a comunidade em si”, sintetizou um de seus interlocutores, acerca das mudanças percebidas. Responsável pelo prefácio, a professora Dra. Elizabeth Farias da Silva (UFSC), recorreu ao poeta e ensaísta mexicano Octavio Paz para lembrar que “se a memória se dissolve, o homem se dissolve”.

       “No decorrer desta pesquisa procurei evidenciar como o processo de modernização na Praia dos Ingleses cria e recria novas formas de organização social”, descreve Adriane Nopes, que também é professora do Centro Universitário Estácio de Sá, em São José (SC). “Obviamente não é uma obra acabada. Além disso, construir e reconstruir o passado é uma arte coletiva que torna possível conhecer um quadro de mudanças, suas continuidades e descontinuidades”, conclui.

 

Ficha Técnica

Memórias da Tradição: Praia dos Ingleses – Ilha de Santa Catarina

Adriane Nopes

PalavraCom Editora

254 páginas

Patrocínio Lei Municipal de Incentivo à Cultura/ Prefeitura Municipal de Florianópolis

Apoio Cultural Costão do Santinho Resort

 

Lançamento

Casa da Memória

24 de agosto, segunda-feira

18h30

Rua Padre Miguelinho 58, centro (esq. Rua Anita Garibaldi)

Fpolis SC

 

DEIXE UMA RESPOSTA