Mostra exibe evolução tecnológica da fotografia

0
57

         Câmeras Entre o clique e a foto é mais do que uma exposição – é uma janela no tempo, que revela a evolução tecnológica na fotografia, mas também é a oportunidade para refletir sobre os impactos destas mudanças nos hábitos contemporâneos. A mostra abriu no na última quinta-feira (13), no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e exibe dezenas de máquinas, acessórios e equipamentos usados nos últimos dois séculos – a partir dos quais é possível perceber o quanto diminuiu o tempo entre o clique e a foto diminuiu, até se tornar instantâneo.

         “A fotografia é mais do que um conjunto de técnicas, mas uma experiência de intenso significado. As tecnologias podem vulgarizá-la e roubar-lhe parte deste sentido. Além disso, a evolução tecnológica resulta de um vasto trabalho de pesquisa e não pode ser simplificado”, considera o jornalista Carlos Stegemann, que respondeu pela curadoria, ao lado de Rafael Pedroso Dias, que integra a equipe do MIS/SC.

         A exposição tem itens do acervo do Museu e peças doadas recentemente pelo comunicador catarinense Aguinaldo Filho, um apaixonado pela arte da fotografia, que construiu sua coleção de equipamentos lutando contra a constante obsolescência. São câmeras de fole, analógicas Reflex e Viewfinder, com foco de sonar, digitais, e, também, diversos acessórios ligados à fotografia e seus processos, além de uma linha do tempo sobre sua história e uma reprodução de um laboratório fotográfico. Também se destaca uma telefoto, aparelho essencial para as coberturas jornalísticas, cedida pelo profissional Tarcisio Mattos.

         O jornalista Carlos Stegemann também é membro da Comissão de Acervo e Pauta do MIS/SC, representando a Associação Catarinense de Imprensa.

‘Câmeras: entre o clique e a foto’.

De 14 de agosto a 04 de outubro

Entrada franca

Mais informações www.fcc.sc.gov.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA