Livro sobre Praia dos Ingleses tem segundo evento de lançamento

0
62

 

Obra da socióloga Adriane Nopes aborda efeitos do turismo de massa na região

 

         Depois do lançamento, na última segunda-feira (24), do livro Memórias da Tradição: Praia dos Ingleses – Ilha de Santa Catarina (PalavraCom Editora), a socióloga Adriane Nopes fará um segundo evento, justamente no bairro do norte de Florianópolis para apresentar à comunidade a publicação, que faz um minucioso estudo sobre os efeitos do turismo de massa, a hibridação cultural e o crescimento desordenado daquela região. A cerimônia será neste sábado (29), às 18h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e é aberta ao público.

         A pesquisa levou seis anos e envolveu os moradores mais antigos do bairro. “Com a vinda dos turistas atraídos pelas belezas naturais da Ilha, sucederam fortes impactos sociais e culturais. Nesta obra retrato as mudanças no cotidiano daqueles que viviam da pesca artesanal e da agricultura de subsistência e que viram a chegada da energia elétrica, do asfalto, do comércio e dos milhares de habitantes”, explica Adriane.

        Na opinião de Zuleica Lenzi, socióloga e ex-professora da UFSC, além de ser marcante para a academia, a obra traz ao conhecimento de todos esta parte tão significativa da cultura de Santa Catarina. “O livro retrata a memória daqueles que sofreram – e ainda sofrem – as consequências desta urbanização avassaladora”, considera.

Responsável pelo prefácio, a professora Dra. Elizabeth Farias da Silva (UFSC), diz estar orgulhosa da publicação da orientanda. “Adriane teve o dom de resgatar as lembranças dos moradores do bairro Ingleses e de mostrar para nós a memória de algo que não existe mais. Este material se transformou em referencial para as nossas reflexões”, elogia.

 

Ficha Técnica

Memórias da Tradição: Praia dos Ingleses – Ilha de Santa Catarina

Adriane Nopes

PalavraCom Editora

254 páginas

Patrocínio Lei Municipal de Incentivo à Cultura/ Prefeitura Municipal de Florianópolis

Apoio Cultural Costão do Santinho Resort

 

Lançamento

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

29 de agosto, sábado

18h

Rua Intendente João Nunes Vieira, s/nº, Ingleses

Florianópolis – SC

DEIXE UMA RESPOSTA