Queda de 15% no gasto médio com o Dia dos Namorados em 2015

0
39

 

Os catarinenses compraram menos no Dia dos Namorados deste ano, com queda real de 15,33% no gasto médio em relação ao mesmo período de 2014, ficando em R$ 156, 25 por pessoa. O dado é fruto de pesquisa realizada pela Fecomércio SC e pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC).

 

De acordo com os empresários entrevistados, a variação do faturamento em relação à mesma data do ano passado foi de -3,34% – na comparação com o mês anterior, houve crescimento do faturamento de 7,7%, mostrando que, mesmo com decréscimo nos últimos 12 meses, a data continua sendo uma das mais expressiva para as vendas do comércio, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães.

 

Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os números da pesquisa condizem com o atual momento das economias estadual e nacional. “A situação faz com que as famílias não consumam com o mesmo vigor. Assim, o movimento caiu, se comparado ao ano anterior”, disse Breithaupt.

 

Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, concorda e acrescenta que as demais datas comemorativas de 2015 também não devem trazer resultados animadores. “Já era esperado um ano de mais cautela do consumidor, o que deve permanecer por um tempo. Embora a expectativa para o segundo semestre seja melhor, os empresários precisam rever seus planejamentos”, ressalta Tauffer.

 

Pagamento

A principal forma escolhida foi à vista, responsável por 75,7% das compras, divididas em três meios: dinheiro (20,9%), cartão de débito (14,9%) e cartão de crédito (40,8%). Quanto aos pagamentos a prazo, o cartão de crédito respondeu por 18,9% das vendas, seguido pelo parcelamento no crediário (4,7%).

 

O dado do Serviço de Proteção ao Crédito de Santa Catarina (SPC/SC), que tem como base o volume de consultas/vendas no crediário na semana anterior à data, apresentou uma variação negativa de -2,45.

 

Empregos

O Dia dos Namorados 2015 também apresentou impacto moderado no mercado de trabalho, já que 10,8% das empresas realizaram contratação de funcionários temporários. Dessas, o número médio de contratados foi de 4,3 pessoas.

 

Pesquisa

Realizada nos dias 15 e 16 de junho, a consulta envolveu 407 empresas do comércio de sete cidades: Blumenau (62 entrevistados), Chapecó (52), Criciúma (54), Florianópolis (72), Itajaí (49), Joinville (68) e Lages (50).

 

Veja a pesquisa completa aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA