Encontro destaca a revolução digital na vida e nos negócios

0
31

 

Os desafios e oportunidades para os profissionais de marketing e comunicação na era digital estiveram em debate no Tigers Talks – 1º Encontro de Feras da Comunicação, na última quinta (25), no Sapiens Parque, em Florianópolis. Bob Wollheim, head digital do Grupo ABC, e Rafael Ziggy, diretor de criação da Agência África, abordaram para um seleto grupo de 70 líderes e formadores de opinião de Santa Catarina de que forma a internet mudou o relacionamento das empresas com os consumidores. Segundo Wollheim, fundador do youPix e autor de Empreender não é brincadeira, o dono da mensagem não é mais o dono do meio. “A opinião se forma nas redes sociais e é essencial entender como esses canais funcionam. Não basta publicar posts e comprar likes. É preciso tornar a relação com o consumidor pessoal e verdadeira”, explica.

Na opinião do head digital, os profissionais de marketing e comunicação precisam fazer um ‘reboot’ mental e pensar como a geração Y. “É preciso parar com a lamentação de achar que os novos meios excluirão os canais já estabelecidos. Isso só acontecerá se as pessoas não forem atrás do conhecimento, pois desta forma a marca e a empresa acabarão ficando defasadas diante da nova realidade”, alerta.

A opinião de Wollheim foi reforçada pelo catarinense Rafael Ziggy, eleito um dos 30 profissionais com menos de 30 anos que farão diferença no mercado de comunicação do futuro. Ele comentou que a internet não é mais apoio para as campanhas, mas um portal de entrada para todos os outros veículos. O desafio das agências é entender o perfil dos consumidores e prover o melhor conteúdo para entreter o público em todas as mídias. “O consumo do conteúdo está associado ao que o público quer ver e não mais ao que a marca quer falar. Portanto, as empresas precisam encontrar os assuntos de interesse e estabelecer a conexão com cada segmento”, comenta Ziggy.

O evento foi realizado pela Agência MUSICA em parceria com Sapiens Parque, Fundação CERTI,  com patrocínio do Grupo RBS, SBT e apoio da FINEP e Grupo ABC. A proposta é fazer do Tiger Talks um encontro frequente, reunindo os melhores profissionais do mercado de comunicação. “Foi uma excelente iniciativa, pois ainda existe uma incompreensão quanto às oportunidades dos canais digitais. As empresas atuam mais na consequência e não na gestão do relacionamento. Portanto, é preciso estar aberto às possibilidades que as novas tecnologias oferecem”, opina Walter Bier Hoechner, secretário de estado da Comunicação, que prestigiou o Tiger Talks.

DEIXE UMA RESPOSTA