Berlanda completa 24 anos de uma história genuinamente catarinense

0
243

 

A maior empresa varejista catarinense completa 24 anos de fundação neste mês de junho com muitas conquistas e novos desafios para as próximas décadas. Com 201 lojas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul e um faturamento anual superior a R$ 500 milhões, a meta para 2015 é manter a rede sólida. Mesmo em momentos de crise, como o que o país atravessa atualmente, o fundador Nilso Berlanda prefere falar em oportunidades. “Excelentes ideias e iniciativas surgem da necessidade de superação. O importante é tirar o foco dos problemas e enxergar as possibilidades de mudança”, explica o empresário.

 

Seguindo a tendência da economia, o objetivo para este ano não será crescer em número de lojas, mas fortalecer o mercado já conquistado. O grupo continuará investindo na fabricação própria de móveis, estofados e colchões, além de intensificar a busca por importação com melhores condições. “Em 2014 houve uma retração no consumo, reflexo do endividamento das famílias brasileiras e do crescente quadro de inadimplência. Nossos esforços serão para que a Berlanda tenha preços ainda mais competitivos e condições facilitadas de pagamento para que os clientes tenham condições de adquirir os produtos”, comenta o fundador.

 

A força do interior

 

A primeira loja da Berlanda foi inaugurada em 1991, em Curitibanos (SC), pelo casal Nilso e Leoni. O pequeno espaço de 80 m² foi aberto com o dinheiro da venda de um terreno, um automóvel Chevette e uma linha telefônica. A empresa sempre apostou na força do interior e na qualidade do atendimento para expandir os negócios. Atualmente, é a maior rede de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos de Santa Catarina, com mais de 2 mil colaboradores. O grupo também conta com a fábrica de Móveis Curitibanos, a fábrica de colchões Berflex, os Estofados Catarina, a Importadora Utiliza, dois Centros de Distribuição – em Porto Belo e Curitibanos –, além da Agência All Publicidade.

 

“Empreender é muito mais do que criar um negócio próprio, está relacionado à atitude de inovar, de se dedicar integralmente a transformar projetos em realidades”, ensina Berlanda, indicado cinco vezes ao título de Personalidade de Vendas da ADVB/SC.

 

Em 2013, o grupo apareceu em 49º lugar no ranking da revista Amanhã das 500 maiores empresas do sul. No mesmo ano recebeu seu 11° Top of Mind e apareceu pela primeira vez no ranking das 1000 Melhores e Maiores Empresas do Brasil da Revista Exame e no Valor 1000 – Maiores Empresas, do Valor Econômico.

 

“Sinto muito orgulho da nossa trajetória e sou grato a todos os colaboradores, pois foram eles que ajudaram a superar as adversidades, a criar oportunidades e a continuar essa história de sucesso”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA