PSF Arquitetura apresenta projeto da cozinha de estar na Casa Cor SC 2015

0
363

 

 Ambiente ‘Como queres que te sirva?’ propõe restabelecer as relações sociais

 

   Os arquitetos da Pinheiro e Serrano Fonseca Arquitetura projetaram a cozinha de estar ‘Como queres que te sirva?’ para a Casa Cor SC 2015 com o objetivo de tornar o ambiente muito mais do que uma cozinha gourmet: querem consolidar o local como um espaço no qual as pessoas possam sentar para conversar, compartilhar histórias, cozinhar, comer e se divertir.

    A proposta do escritório para a mostra, que começa nesta quinta-feira (28), em Florianópolis, é um contraponto à Bienal de Design, que sugere um design para todos. “Nosso projeto personaliza o espaço e questiona: como queres que eu cozinhe só para você? Criamos esta cozinha de estar para que ela ajude no resgate da convivência perdida e das relações humanas tão complicadas atualmente por causa do dia a dia”, explica Mario Pinheiro, um dos arquitetos responsáveis pelo local.

    O projeto da PSF Arquitetura tem 60m² e traz a combinação entre o rústico e o contemporâneo, característicos do trabalho dos arquitetos Mario Pinheiro, Dirlene Serrano e Ricardo Fonseca, aliando funcionalidade e tecnologia. Entre os detalhes, 14 mil espigas de trigo que foram colocadas uma a uma numa tela de arame no teto do ambiente da cozinha de estar. “Também apostamos na sustentabilidade utilizando conceitos de reciclagem, reaproveitamento e reuso de materiais de outras obras”, considera o arquiteto Ricardo Fonseca.

Resgate dos relacionamentos

    O espaço aproveita a natureza do ambiente e utiliza materiais mais naturais para a decoração, como o piso de taco, original do imóvel que sedia o evento. “Queríamos manter tudo o que nos remete aos tempos antigos como uma forma de resgate. A evolução da tecnologia, tanto no caso dos materiais que imitam madeira, por exemplo, quanto em relação aos equipamentos eletrônicos atrapalhou nossa relação com as pessoas e os lugares”, explica Mario Pinheiro. 

PSF Arquitetura

    Esta é a segunda vez que a Pinheiro e Serrano Fonseca Arquitetura participa da mostra Casa Cor Santa Catarina. Em 2014, os profissionais estrearam com a cozinha gourmet funcional ‘Catarina põe à mesa’, projeto que rendeu o troféu de Melhor Adequação ao Tema.

Serviço Casa Cor Santa Catarina 2015

Data: 28 de maio a 12 de julho

Local: Florianópolis (Rua José Maria da Luz, 163 – José Mendes)

Horários de funcionamento: 

Terça a sexta, das 15h às 21h; 

Sábado, domingo e feriado, das 14h às 21h.

DEIXE UMA RESPOSTA