Festival da Leitura reúne diferentes gerações

0
32

 

Uma grande celebração à literatura reuniu escritores, estudantes, professores, jornalistas e profissionais que contribuem para a produção literária catarinense na abertura do Festival da Leitura, na última segunda-feira (25), em Florianópolis. Zuenir Ventura foi homenageado como patrono da Academia Estadual Bom de Ler, com 26 membros entre 13 e 20 anos. Emocionado com o carinho dos jovens escritores, Ventura destacou a importância de despertar o prazer da leitura nas crianças e nos adolescentes.

 

“Não é possível descrever minha emoção, pois sou filho de ajudante de pintor de parede, hoje acolhido com tanto amor e respeito por essa juventude”, confessou. “Quando um jovem diz que não gosta de ler, penso: ele não sabe o que está perdendo! A leitura estimula a imaginação e toda iniciativa que motiva e inspira as crianças e adolescentes são muito bem-vindas”.

 

Durante o primeiro dia de Festival também foi lançada a campanha ‘A leitura é a base do Brasil’, com a presença da presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Teresinha Debatin, do secretário municipal de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, da escritora Lélia Nunes, da Academia Catarinense de Letras, da presidente do Instituto Parati, Ida Fantin, entre outros. O evento segue até quinta-feira (28) com oficinas, debates e palestras. A programação está no site www.bomdeler.org.br/festival e as inscrições são gratuitas.

 

A iniciativa é do Instituto Parati, realização da organização Cidade Futura, apoio da Fundação Catarinense de Cultura, Prefeitura de Florianópolis e de outras instituições ligadas ao livro e à leitura.

DEIXE UMA RESPOSTA