Portadores de coagulopatias celebram Dia Mundial no Cinema

0
55

Portadores de coagulopatias celebram Dia Mundial no Cinema

 

Iniciativa pretende mostrar que pacientes em tratamento podem levar vida normal

 

O Cinesystem do shopping Iguatemi receberá um grupo bem especial na próxima quarta-feira (15) para celebrar antecipadamente o Dia Mundial da Hemofilia (17 de abril). Ao todo, 20 crianças e adultos portadores de coagulopatias (distúrbios da coagulação sanguínea), membros da Associação dos Hemofílicos do Estado de Santa Catarina (AHESC), assistirão ao longa ‘Cada Um na Sua Casa 3D’. A iniciativa pretende mostrar que é possível ter uma rotina normal quando o tratamento é feito corretamente.

 

A assistente social Paloma Schutel explica que, apesar de não ter cura, a doença tem tratamento e quanto mais cedo diagnosticada, melhores as condições de vida do paciente. “O tratamento não é fácil, por isso é importante a predisposição do próprio paciente e da família. Porém, é possível ter uma rotina saudável, estudar, trabalhar e até praticar esportes, o que não era possível há alguns anos”, considera.

 

Paloma esclarece ainda que o fortalecimento da musculatura ajuda na diminuição do número de ocorrências hemorrágicas. Ela explica ainda que a medicação usada no tratamento é uma das mais caras e oferecida gratuitamente pelo SUS. Dentre as patologias relacionadas à coagulação sanguínea a hemofilia e a Von Willebrand são as mais comuns, sendo a primeira mais agressiva e a segunda mais difícil de se diagnosticar.

 

A doença

A hemofilia é uma desordem no mecanismo de coagulação do sangue que pode resultar em incontroláveis hemorragias. É uma deficiência genético-hereditária, quase exclusiva do sexo masculino, com um caso em cada 10 mil habitantes. Existem dois tipos identificados (A – conhecido como Clássica – e B – Fator Christmas), com três tipos de severidade (grave, moderado e leve).

 

Os sintomas hemorrágicos ajudam a identificar a deficiência desde os primeiros meses de vida. Embora incurável, a hemofilia é controlável desde que se administre a infusão do fator de coagulação do sangue faltante e seja acompanhada por equipe multidisciplinar especificamente treinada. O hemofílico bem atendido pode e deve ter uma vida normal, passando automaticamente da condição de “eterno paciente” para a condição de “cidadão” ativo e produtivo.

 

Sobre a Rede Cinesystem Cinemas

A Rede Cinesystem Cinemas é uma das principais exibidoras do país graças a um plano de expansão iniciado em 2003. Hoje são 114 salas em operação, distribuídas em oito estados, do Maranhão ao Rio Grande do Sul, passando por Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

 

O pioneirismo tem sido uma das marcas da Cinesystem na indústria cinematográfica nacional. Precursora da digitalização no Brasil, a rede foi a primeira a operar complexos 100% digitais. Além disso, trouxe para o país o inédito conceito de autosserviço, no qual o cliente compra ingressos e se serve dos produtos da bomboniere sozinho. Em 2014, entrou em operação em Alagoas o primeiro Espaço VIP e também as salas Cinépic, as mais tecnológicas da rede, com telas gigantes e sistemas de som Dolby Atmos® e Dolby® 7.1. 

DEIXE UMA RESPOSTA