Fórum abordará ações para melhorar índices de leitura do país

0
23

 

A pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, lançada em 2012 pelo Instituto Pró-Livro, revelou que os brasileiros reservam pouquíssimo tempo para a leitura. Na faixa etária entre cinco e 17 anos, 64% dos alunos declararam que não leram nenhum livro por iniciativa própria, apenas motivados pelo dever escolar. O tema estará em debate no I Fórum do Livro e da Leitura – Região Oeste, na próxima terça-feira (10), em Chapecó, com participação especial de Zoara Failla, coordenadora do estudo.

 

De acordo com a socióloga, reverter este quadro também é responsabilidade da sociedade, não somente dos governos. “Quando muda a gestão pública, as grandes iniciativas acabam engavetadas. É preciso implementar soluções permanentes, com planos do livro e da leitura institucionalizados, que permitam dar continuidade às realizações.”, explica.

 

Zoara promoverá uma reflexão sobre os caminhos possíveis para incentivar o hábito de ler, com exemplos de projetos bem-sucedidos. A expectativa da socióloga é que todos saiam do encontro sabendo que podem ser agentes transformadores neste movimento. “O Fórum possibilitará a troca de experiências, contribuindo na elaboração de ações que contribuam a melhorar os índices de leitura no país e em Santa Catarina. Apontaremos as direções e cada um adaptará à sua realidade.”, finaliza.

 

O evento é uma realização do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura, Instituto Parati, secretarias de Cultura de Chapecó e de Educação de São Lourenço do Oeste e Federação Catarinense de Municípios (Fecam), com apoio da Academia Catarinense de Letras, Associação Catarinense de Imprensa e Associação Catarinense de Bibliotecários. O Fórum Catarinense do Livro e da Leitura é uma articulação de entidades privadas e públicas que trabalham pela construção do Plano Estadual do Livro e da Leitura.

 

ENCONTRO DE AGENTES MULTIPLICADORES DA LEITURA

 

Na segunda-feira (09) será realizado um encontro de agentes multiplicadores de leitura, entre 16h30 e 18h, no Centro de Cultura e Eventos, em Chapecó. Participarão líderes municipais das associações que fazem parte da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e das 21 universidades da região.

 

PROGRAMAÇÃO DO I FÓRUM DO LIVRO E DA LEITURA – REGIÃO OESTE

 

Manhã

 

8h30 – Abertura oficial do Fórum do Livro e da Leitura. Coordenação de Roselaine Vinhas, secretária municipal de Cultura de Chapecó e presidente do CONGESC.

8h45 – A Construção do Plano Estadual e Planos Municipais do Livro e da Leitura. Propostas e desafios. Participação especial de Zoara Failla, coordenadora de projetos e da pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’ do Instituto Pró-Livro/SP & Retratos de um jovem leitor.

10h00 – Encontro com a escritora Marina Colasanti, ganhadora do Prêmio Jabuti 2014 – mediação de José Paulo Teixeira, coordenador do Fórum da Leitura e do Projeto Bom de Ler/Instituto Parati.

11h30 – Agenda cultural (música, poesia e histórias).

 

Tarde

 

13h30 – A construção do Fórum da Leitura Região Oeste – Experiências e iniciativas dos sócios e parceiros. Coordenação de Carlos Stegemann, escritor e jornalista.

15h00 – Encaminhamentos e planos do Livro e de Leitura.

16h30 – A Leitura como Tarefa de Vida – A Construção do III Fórum da Leitura/SC.

17h00 – Assinaturas do Protocolo de Leitura. Carta de Compromisso do Plano do Livro e da Leitura em SC.

17h30 – Encerramento.

 

SERVIÇO

 

Data: 10 de março de 2015

Local: Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, Chapecó – SC

Inscrições gratuitas: forumleitura.org.br

Facebook: facebook.com/forumdolivroedaleitura

E-mail: forumleitura@gmail.com

 

REALIZAÇÃO

 

Fórum Catarinense do Livro e da Leitura

Projeto Bom de Ler / Instituto Parati

Secretaria de Cultura de Chapecó / Prefeitura Municipal de Chapecó / Secretaria de Educação de São Lourenço do Oeste / Prefeitura Municipal de São Lourenço do Oeste

Federação Catarinense dos Municípios / CONGESC

 

APOIO

 

Academia Catarinense de Letras

Associação Catarinense de Imprensa / Núcleo de escritores

Associação Catarinense de Bibliotecários

Fundação Catarinense de Cultura*

*e outras 40 instituições e entidades de SC.

 

BIOGRAFIAS

 

Marina Colasanti nasceu em 1937, em Asmara, capital da Eritreia. Residiu em Trípoli, mudou-se para a Itália, e em 1948 transferiu-se para o Brasil. Artista plástica por formação, ingressou no Jornal do Brasil dando início à sua carreira de jornalista. Desenvolveu atividades em televisão, editando e apresentando programas culturais. Foi publicitária. Traduziu importantes autores da literatura universal.

 

Seu primeiro livro foi lançado em 1968. Hoje são mais de 50 títulos, nos gêneros poesia, contos, crônicas, infantojuvenis e ensaios. Por meio da literatura, retomou sua atividade de artista plástica, tornando-se sua própria ilustradora. É detentora de nove prêmios Jabuti, sendo dois na categoria  Livro do Ano de Ficção, e venceu o Grande Prêmio da Crítica da APCA, o Melhor Livro do Ano da Câmara Brasileira do Livro, o prêmio da Biblioteca Nacional para poesia, e dois prêmios latino-americanos. Foi terceiro prêmio no Portugal Telecom. Depois de muitas vezes premiada, tornou-se hors-concours da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil (FNLIJ).

 

Traduzida em várias línguas, sua obra é tema de numerosas teses universitárias. Casada com Affonso Romano de Sant’Anna, tem duas filhas.

 

Zoara Failla é socióloga formada Unesp-SP, com mestrado em psicologia social pela PUC-SP e pós-graduada pela FGV-SP. No Instituto Pró-Livro, coordena a área de projetos e participou do desenvolvimento do Programa Mais Livro e Leitura nos Estados e Municípios, em parceria com o MinC-PNLL. Foi responsável pelas instalações nas bienais de SP e RJ: Biblioteca Viva (SP); O Livro é Uma Viagem (SP e Maceió); Mãe Lê Pra Mim (RJ), Floresta de livros (RJ – parceria) e Sítio Pro – Livro na Reatch (SP). Coordenou a 3ª edição da Pesquisa  e foi organizadora do Livro Retratos da leitura no Brasil 3. Também é autora de artigos sobre o jovem leitor.

 

DEIXE UMA RESPOSTA