Floripa Letrada promove campanha para arrecadar literatura infantojuvenil

0
44

 

Para celebrar a Semana Municipal do Livro Infantil, de 12 a 18 de abril, a Secretaria de Educação, por meio do projeto Floripa Letrada, iniciou a campanha ‘Faça da criança um viajante no mundo da imaginação’. O objetivo é arrecadar até o dia 9 de abril obras infantojuvenis que abastecerão 13 estantes nos terminais de integração do Centro, Trindade, Canasvieiras, Rio Tavares e Lagoa. As doações podem ser feitas na Câmara Municipal de Vereadores, Assembleia Legislativa, Academia Catarinense de Letras, Escola do Legislativo, Fórum de Florianópolis, farmácias da rede Droga Raia, escolas municipais ou no Centro de Educação Continuada (na Rua Ferreira Lima, 82, das 7h às 19h).

 

“Ajudar na construção de novos leitores não é somente uma responsabilidade do poder público, mas de toda a sociedade. No caso da criança, ela precisa do estímulo da família para desenvolver o hábito da leitura. Caso contrário não estará motivada a ler”, alerta a socióloga Rosânia Thomaz, coordenadora do projeto.

 

Desenvolvido pela Secretaria de Educação e Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Florianópolis, com apoio do Sindicato de Empresários de Ônibus (Setuf)  e da Companhia Operadora de Terminais de Integração S/A (Cotisa), o projeto Floripa Letrada teve início em 2010 com a missão de estimular a leitura, formar novos leitores e divulgar os mais diversos escritores entre os usuários do sistema de transporte coletivo. Todas as obras doadas são analisadas, higienizadas, cadastradas individualmente, carimbadas e levadas aos terminais. Os passageiros têm à disposição, gratuitamente, livros e revistas para serem lidos enquanto esperam o ônibus, dentro dos veículos ou levados para casa. Mais de um milhão de livros já foram ofertados à população da Grande Florianópolis.

 

“Esse é o maior acervo democrático de livros do país e contamos com a colaboração da sociedade durante todo o ano para manter o projeto funcionando”, conta a socióloga. “Muitas vezes as obras estão paradas em casa, acumulando pó. Além de fazer o conhecimento circular, a doação de livros oferece oportunidade de leitura para quem não tem condições de comprar”, explica Rosânia.

 

Mais informações sobre como colaborar com o projeto Floripa Letrada:  (48) 3251-6100, (48) 9956-2350 (Rosânia) ou pelo e-mail floripaletrada@pmf.sc.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA