Pressão dos custos pode elevar preços dos cardápios

0
37

 

Mesmo com o resultado positivo quanto ao aumento dos preços durante 2015, a pesquisa da Abrasel pós-temporada indica que a pressão dos custos em função do aumento de combustíveis, energia elétrica e IPTU, entre outros itens, demandará reajustes no decorrer do ano. De acordo com a consulta, 69% dos estabelecimentos pretendem manter seus preços nos próximos meses, entretanto 56% deles não planejam novos investimentos para o ano. “São dados antagônicos, que refletem o otimismo gerado por uma boa temporada, mas certa cautela quanto ao futuro da economia”, diz Queiroz.

De acordo com a pesquisa, 31% dos entrevistados disseram que preveem um aumento nos preços. “O cenário é de alerta e devem surgir novos reajustes, como da energia elétrica”, diz Queiroz. Entre aqueles que informaram novos investimentos, 93% deles pretendem melhorar a infraestrutrura ou gastar com reformas nos estabelecimentos.

Mão de obra- Quanto à contratação de mão de obra, o número de colaboradores foi suficiente para a formação das equipes, com 74% dos entrevistados satisfeitos. Porém, a capacitação dos funcionários novamente decepcionou, com 54% dos consultados criticando seu desempenho. “Foi um resultado pior que no ano passado, quando 52% dos proprietários estavam satisfeitos. A Abrasel apoia muitos cursos de qualificação e incentiva os empresários a procurar por melhorias. Um dos problemas é o impedimento, dentro das leis brasileiras, de remunerar melhor aqueles mais qualificados para o mesmo serviço”, explica Queiroz.

DEIXE UMA RESPOSTA