Novo capítulo no Hercílio Luz, por Marco dos Santos

0
41

Novo capítulo no Hercílio Luz*

Marco dos Santos
Presidente da CDL de Florianópolis 

    Estamos diante de novo capítulo na história do aeroporto Hercílio Luz, em um processo que já se arrasta por três décadas. A proposta de repassar a administração à iniciativa privada, apresentada ao ministro Eliseu Padilha, da Secretaria de Aviação Civil, pelo governador Raimundo Colombo e pelo prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, não chegou a ser surpresa para a CDL de Florianópolis, que acompanha atentamente o assunto.

    É notório que os sucessivos atrasos na ampliação e modernização do aeroporto e de seus acessos prejudicam gravemente o turismo, principal atividade econômica da cidade. Prejuízos extensivos às demais cadeias produtivas catarinenses, já que muitas cidades do Estado dependem do aeroporto da Capital.

    No entanto, a privatização só terá sucesso se o governo definir as regras, cobrar o que for pactuado no contrato e efetivamente fiscalizar a concessão. Com o aceite da proposta, o leilão ocorrerá em 2016.

    Enquanto isso, as obras no terminal de passageiros continuam paradas desde agosto de 2014. Na época, a CDL da Capital manifestou-se publicamente, indignada com a paralisação e a desídia diante da falta de transparência no processo. Seis meses se passaram e os governos federal e estadual ainda estudam a retomada das obras.

    Quando comparado aos aeroportos de outras capitais, o Hercílio Luz expõe Florianópolis como aquela que está muito aquém do mínimo necessário em um dos mais importantes itens de infraestrutura e logística. Novos capítulos ainda serão escritos nesta história. Cabe a todos nós exigir das autoridades competentes, em suas mais amplas esferas, a responsabilidade de dar um desfecho digno a esse enredo e concluir as obras com a máxima celeridade e privatizar sua gestão. Afinal, caso não tenhamos o equipamento à altura das nossas demandas, será uma afronta à memória do lendário ex-governador que empresta o nome ao aeroporto.

 

DEIXE UMA RESPOSTA