Momento é de atenção, garante presidente da CDL da Capital

0
31

 

A pesquisa lançada nesta segunda (2) pela Fecomércio/SC apontou que os catarinenses estão 4,7% mais endividados em janeiro, se comparado ao mês de dezembro. O resultado não chegou a ser surpresa para o presidente da CDL de Florianópolis, Marco dos Santos, tendo em vista que em dezembro ocorre a injeção do 13º na economia. “A exemplo dos anos anteriores, muitos consumidores usaram esse dinheiro extra para quitar os seus débitos e, consequentemente, a taxa de inadimplência foi menor se comparada a janeiro.”, explica.

 

O momento é de cautela, já que o aumento nas taxas de juros desestabilizou consumidores e empresários. “Quem conseguia fazer um empréstimo com facilidade, agora se vê impossibilitado pelos juros exorbitantes. Isso ocasiona um reflexo em cadeia, pois se a pessoa estiver endividada, menor será o seu poder de compra e, consequentemente, haverá um desaquecimento no comércio.”, comenta o presidente.

 

As recentes medidas econômicas do governo, como as novas regras de concessão de benefícios previdenciários e trabalhistas, além dos reajustes alarmantes nas tarifas de combustível e de energia, também impactam todos os setores. “O governo está agindo de maneira equivocada, pois ao invés de incentivar a produção e o crescimento nas vendas para aumentar a arrecadação, o que se vê são cargas tributárias cada vez mais altas para a sociedade. E já está muito claro que essa política não dá certo.”, alerta.

 

Apesar do período de instabilidade, Marco dos Santos acredita que 2015 será um ano melhor, principalmente a partir do segundo semestre, quando o cenário econômico estiver mais definido.

DEIXE UMA RESPOSTA