Chapecó sedia Fórum Leitura Região Oeste

0
42

         Marina Colasanti, escritora e jornalista, vencedora de nove prêmios Jabuti, e Zoara Failla, diretora-executiva do Instituto Pró-Livro/SP, são as convidadas especiais do I Fórum do Livro e da Leitura Região Oeste, em Chapecó, no próximo dia 10 de março, no Centro de Eventos Plínio De Nes. O evento é aberto aos profissionais e voluntários das áreas de educação, cultura e da cadeia produtiva do livro, interessados em debater as políticas públicas de incentivo à leitura, ao livro e à literatura. A edição realizada na região Sul, em setembro do ano passado, reuniu mais de 700 participantes em Criciúma.

         A pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2012, apontou que os brasileiros leem espontaneamente um livro por ano, o que é considerado um índice baixíssimo se comparado a países como Índia, Tailândia e China, cuja média é de quase 10 horas lidas semanalmente por pessoa, de acordo com os dados divulgados pela Market Reserch World, em 2014. Contando com as obras indicadas e cobradas pelas escolas, esse número aumenta para quatro livros a cada 12 meses.

         “É preciso tempo, políticas ousadas e espaços especialmente montados e ambientados para a prática da leitura, seja em casa, na escola, no trabalho, nas bibliotecas ou centros de cultura. E o Fórum contribuirá para mobilizar pessoas e instituições, educadores e gestores nessa tarefa tão importante”, explica José Paulo Teixeira, escritor coordenador do Fórum. “Grande parte da população não lê, principalmente os jovens, que preferem gastar tempo com games e redes sociais em detrimento da leitura. Mas também existe um cenário mais otimista, com inúmeras experiências de promoção da leitura”, considera o jornalista Carlos Stegemann, representante da Associação Catarinense de Imprensa no Fórum.

De acordo com Roselaine Vinhas, secretária de Cultura de Chapecó, o Fórum Oeste movimentará Chapecó e região para a necessidade de uma grande ação em prol do livro e da leitura. “Por esta razão e necessidade, a prefeitura de Chapecó e a Secretaria de Cultura foram motivadas a aderir à iniciativa e sediá-la, atuando com o papel de responsável por mobilizar a grande região do qual é polo”, disse ela.

O evento é uma realização do Fórum Estadual do Livro e da Leitura, Instituto Parati, das secretarias de Cultura de Chapecó e de Educação de São Lourenço do Oeste e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), com apoio da Academia Catarinense de Letras, Associação Catarinense de Imprensa e Associação Catarinense de Bibliotecários. O Fórum Catarinense do Livro e da Leitura é uma articulação de entidades privadas e públicas que trabalham pela construção do Plano Estadual do Livro e da Leitura.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site forumleitura.org.br. 

 

PROGRAMAÇÃO

Manhã

8h30 – Abertura oficial do Fórum do Livro e da Leitura. Coordenação de Roselaine Vinhas, Secretaria Municipal de Cultura de Chapecó e presidente do CONGESC.

 

8h45 – A Construção do Plano Estadual e Planos Municipais do Livro e da Leitura. Propostas e desafios. Participação especial de ZOARA FAILLA, coordenadora de projetos e da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil do instituto Pró-Livro/SP & Retratos de um jovem leitor.

 

10h00 – Encontro com a escritora MARINA COLASANTI, ganhadora do Prêmio Jabuti 2014 – mediação de José Paulo Teixeira, coordenador do Fórum Leitura e do Projeto Bom de Ler/Instituto Parati.

 

11h30 – Agenda cultural (Música, Poesia e histórias).

 

Tarde

 

13h30 – A construção do Fórum Leitura Região Oeste – Experiências e iniciativas dos sócios e parceiros. Coordenação de Carlos Stegemann, escritor e jornalista.

 

15h00 – Encaminhamentos e Planos do Livro e de Leitura.

 

16h30 – A Leitura como Tarefa de Vida – A Construção do III Fórum Leitura / SC.

 

17h00 – Assinaturas do Protocolo de Leitura. Carta de Compromisso do Plano do Livro e da Leitura em SC.

 

17h30 – Encerramento.

 

Serviço

Data: 10 de março de 2015

Local: Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, Chapecó – SC

Inscrições gratuitas: forumleitura.org.br

Facebook: facebook.com/forumdolivroedaleitura

E-mail: forumleitura@gmail.com

 

Realização

Fórum Catarinense do Livro e da Leitura

Projeto Bom de Ler / Instituto Parati

Secretaria de Cultura de Chapecó / Prefeitura Municipal de Chapecó Secretaria de Educação de São Lourenço do Oeste / Prefeitura Municipal de São Lourenço do Oeste

Federação Catarinense dos Municípios / CONGESC

Apoio

Academia Catarinense de Letras

Associação Catarinense de Imprensa / Núcleo de escritores

Associação Catarinense de Bibliotecários

Fundação Catarinense de Cultura*

*e outras 40 instituições e entidades de SC.

 

Marina Colasanti nasceu em 1937, em Asmara, capital da Eritreia. Residiu em Trípoli, mudou-se para a Itália, e em 1948 transferiu-se para o Brasil. De formação artista plástica, ingressou no Jornal do Brasil, dando início à sua carreira de jornalista. Desenvolveu atividades em televisão, editando e apresentando programas culturais. Foi publicitária. Traduziu importantes autores da literatura universal.

 

Seu primeiro livro data de 1968. Hoje são mais de 50 títulos, nos gêneros poesia, contos, crônicas, infantojuvenis e ensaios. Por meio da literatura retomou sua atividade de artista plástica, tornando-se sua própria ilustradora. É detentora de nove prêmios Jabuti, sendo 2  Livro do Ano de Ficção, do Grande Prêmio da Crítica da APCA, do Melhor Livro do Ano da Câmara Brasileira do Livro, do prêmio da Biblioteca Nacional para poesia, de dois prêmios latino-americanos. Foi terceiro prêmio no Portugal Telecom. Depois de muitas vezes premiada, tornou-se hors-concours da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil).

 

Traduzida em várias línguas, sua obra é tema de numerosas teses universitárias. Casada com Affonso Romano de Sant’Anna, tem duas filhas.

 

Zoara Failla é socióloga formada UNESP-SP, com mestrado em psicologia social cursado na PUC-SP e pós-graduação pela FGV-SP. No Instituto Pró-Livro, coordena a área de projetos e participou do desenvolvimento do Programa Mais Livro e a Leitura nos Estados e Municípios, em parceria com o MinC -PNLL. Foi responsável pelas instalações nas Bienais de SP e RJ: Biblioteca Viva (SP); O Livro é Uma Viagem (SP e Maceió); Mãe Lê Pra Mim (RJ), Floresta de livros (RJ – parceria) e Sítio Pro – Livro na Reatch (SP). Coordenou a 3ª edição da Pesquisa e foi organizadora do Livro Retratos da leitura no Brasil 3.Autora de artigos sobre o jovem leitor.

DEIXE UMA RESPOSTA