AsBEA/SC lança livro para debater planejamento urbano

0
150

Publicação Grandes Nomes da Arquitetura foi lançada no Dia do Arquiteto, no Teatro Álvaro de Carvalho

Muito mais do que debater o Plano Diretor, assunto que anda mexendo com a população de diversos municípios catarinenses, a publicação Grandes Nomes da Arquitetura – Planejamento Urbano, lançada pela AsBEA/SC na última segunda-feira (15), é uma tentativa de resgatar o papel social dos arquitetos e urbanistas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e proporcionar a convivência harmônica entre eles.

A primeira edição tem entrevistas com os profissionais do setor Décio Góes, Norberto Sganzerla, Rodrigo Althoff Medeiros, Nelson Saraiva da Silva, Silvia Lenzi, André Schmitt, Dirceu Carneiro e Manoel Coelho, que apresentam projetos e ideias para a qualificação do planejamento urbano das cidades. “Com essa obra teremos um importante documento que serve de referência e objeto de pesquisa aos gestores municipais, arquitetos e urbanistas, estudantes, jornalistas e ao público em geral”, afirma Tatiana Filomeno, vice-presidente da AsBEA/SC que em janeiro de 2015 assume a presidência da entidade.

Com mais de 30 anos de carreira, o arquiteto Rodrigo Althoff Medeiros acredita que o livro dará visibilidade ao tema. “É uma sementinha que estamos plantando. Conhecendo bons conceitos os cidadãos terão condição política de interferir nas decisões e lutar para termos cidades com mais qualidade de vida”, considerou Medeiros, que já atuou como prefeito, vice-prefeito, secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano e secretário de Planejamento de Tubarão, no sul do estado.

Para o arquiteto Norberto Sganzerla, secretário de Infraestrutura de São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, participar de uma publicação como a Grandes Nomes é uma forma de irradiar os conceitos criados por profissionais-referência aos que estão chegando agora ao mercado. “Este assunto deve ser uma preocupação constante. É necessário incentivar que suas obras, mesmo privadas, contribuam para a cidade”, disse.

Propostas catarinenses

A publicação foi elogiada pelo arquiteto Décio Góes, hoje o primeiro prefeito da recém-emancipada Balneário Rincão, que vive o privilégio de planejar uma cidade com qualidade de vida e o desafio de conciliar tantos interesses. “É importante termos exemplos próximos e sintonizados com a nossa realidade. Isso acaba por estimular o debate, pois precisamos que este assunto seja levado a sério”, explicou.

O arquiteto André Schmitt festeja o fato de estar entre os grandes nomes selecionados para compor esta primeira edição. “É uma honra participar e contribuir para o debate. Que a obra se torne uma referência para os próximos passos a serem executados”, avaliou, dizendo que em diversos momentos conseguiu fazer propostas inovadoras, algumas ainda não aproveitadas, mas que foram relembradas no livro.

A publicação

Com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) e da empresa de revestimentos Gail, a obra tem 60 páginas, tiragem de 2 mil exemplares e será distribuída gratuitamente a universidades, deputados estaduais, imprensa e às prefeituras e câmaras de vereadores das principais cidades catarinenses. Os demais serão comercializados a preços especiais para arquitetos e urbanistas e estudantes da área. Também estará disponível gratuitamente, para leitura e download, no site www.grandesnomes.arq.br.

Palestra no Dia do Arquiteto

O Dia do Arquiteto também foi marcado pela palestra 50 anos de Arquitetura, ministrada pelo arquiteto e urbanista Luiz Eduardo Índio da Costa, que falou sobre a trajetória da sua empresa e dos projetos idealizados e realizados em todo o mundo.

Também foram entregues as premiações de Honra ao Mérito do CAU/SC aos vencedores do concurso de trabalhos de conclusão de curso para estudantes de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina 2014, promovido pelo conselho e organizado pelo IAB-SC, com apoio da AsBEA/SC.

DEIXE UMA RESPOSTA