Escultura de Pita Camargo é inaugurada em Florianópolis

0
308

Obra fez parte da exposição de 30 anos de carreira do artista

 

A escultura do artista plástico e escultor catarinense Pita Camargo no jardim da Casa de Saúde São Sebastião, em Florianópolis, foi inaugurada na tarde da última quinta (6) com um coquetel para colaboradores e convidados. A obra fez parte da exposição “Vinte Seis – Menos Um” em comemoração aos 30 anos de carreira do artista.

Deixar o jardim do hospital mais aprazível a funcionários, pacientes e familiares com uma obra de Pita era um sonho antigo da diretora Norma Buechele. Ela conheceu o artista ainda criança, nas aulas de natação que ele fazia com a filha de Norma. “Pita Camargo é um artista trabalhador, de talento inato e que precisa e merece ser reconhecido. Estou muito feliz em trazer esta obra para a Casa de Saúde, que significa muito para mim, pois foi idealizada pelo meu tio”, conta ela.

Há 20 anos dona Norma viu uma exposição de Pita e pensou em instalar uma obra no hospital, mas naquela época os investimentos tinham outras prioridades. Neste ano, após nova visita ao Masc, ela decidiu que havia chegado a hora de realizar este desejo.

“Com toda a humildade e emoção do mundo quero agradecer à dona Norma por acreditar na arte e investir nela. É muito bom saber que uma escultura minha estará em um local que cuida da saúde do corpo e da mente e que é aberto ao público. Que mais entidades tenham esta sensibilidade de investir em arte”, considera Pita. 

A escultura comprada pelo hospital é de mármore trazido de Cachoeira do Itapemirim, no Espírito Santo, levou cerca de dois meses para ficar pronta, pesa em torno de 1,5 tonelada e não recebeu um nome. Pita Camargo avalia que nominar a obra a limitaria, uma vez que depende da interpretação de cada pessoa, do ângulo, de cada experiência pessoal. Esta é a segunda criação de Pita Camargo que vem para Florianópolis. 

DEIXE UMA RESPOSTA