Outubro Rosa: pacientes recebem alta

0
48

Mulheres tiveram a mama reconstruída na Casa de Saúde São Sebastião

O brilho nos olhos não escondia a felicidade. Depois de um dia que misturou ansiedade, espera, nervosismo e felicidade, Marta Regina Brum, Eliete Alves e Inês Rosseto, mulheres selecionadas para as cirurgias de reconstrução mamária na Casa de Saúde São Sebastião, receberam alta e puderam voltar para a família e a nova vida.

Elas ainda sentiam um pouco de dor quando o cirurgião plástico Henrique Müller passou no quarto para dar as últimas instruções e liberá-las. “É importante para mim ver os olhos delas brilhando e saber que logo elas recuperarão a autoestima perdida. Só tenho a agradecer aos nossos parceiros por terem topado fazer o bem novamente neste Outubro Rosa”, avalia o médico.

“Estou vivendo um sonho que eu já não imaginava que iria se realizar”, descreveu Marta, 48 anos, que esperou pela cirurgia por 12 anos. Ela descobriu a doença aos 34, quando estava grávida do filho menor, durante um exame. Depois de ouvir do médico que teria de fazer um aborto, ela optou pela vida do filho. Após o nascimento do bebê, fez a mastectomia e o tratamento.  “Foram anos de espera. Eu gostava de usar blusas com decote e nunca mais pude fazer isso. Hoje estou feliz porque poderei ter uma vida normal e voltarei a me sentir linda”, conta ela.

Para Inês, 48, foram 11 anos aguardando o procedimento. “Quando descobri a doença ela já estava em estágio bem avançado, por isso tive de retirar as duas mamas. Esta cirurgia representa uma nova vida para mim. Só quero ter saúde daqui para frente”, explica ela.

O tempo de espera pela reconstrução mamária para Eliete, 46, foi menor, dois anos e meio, mas nem por isso menos doloroso. Por isso, ela se considera uma privilegiada de ter sido selecionada para a ação do Outubro Rosa da Casa de Saúde. “Sei do sofrimento das mulheres que esperam anos por uma operação como esta. A partir de agora, poderei ir à praia, me olhar no espelho sem me preocupar e poderei me sentir mulher de novo”, constata.

Mais três cirurgias

Neste sábado, outras três mulheres terão a mama reconstituída na Casa de Saúde São Sebastião no sábado, 18 de outubro. Os procedimentos serão realizados pelo cirurgião plástico Henrique Müller e não serão cobrados. Todos os custos hospitalares e médicos serão cobertos pela São Sebastião e pela equipe médica. O hospital conta com o apoio da Sianest Serviços Integrados de Anestesiologia. 

A parceria entre a Casa de Saúde São Sebastião e a Amucc – Associação Brasileira de Portadores de Câncer – existe há quatro anos e quer chamar a atenção da sociedade para a enorme fila de mulheres à espera da reconstrução mamária.

 

DEIXE UMA RESPOSTA