Casa de Saúde São Sebastião faz cirurgias gratuitas a mulheres mastectomizadas em Florianópolis

0
90

Operações fazem parte das ações da campanha Outubro Rosa e serão realizadas nos dias 16 e 18 do próximo mês

Tocada pela campanha Outubro Rosa, que ressalta a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, a Casa de Saúde São Sebastião (CSSS) de Florianópolis oferecerá gratuitamente cirurgias de reconstrução mamária no mês de outubro a mulheres que tiveram a doença. Serão operadas seis pacientes selecionadas pelo Grupo de Apoio à Mulher Mastectomizada (Gama), que fica dentro do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon).

Os procedimentos serão realizados nos dias 16 e 18 de outubro pelo cirurgião plástico Henrique Müller com apoio da Sianest Serviços Integrados de Anestesiologia. Todos os custos hospitalares e médicos serão cobertos pela São Sebastião e pela equipe médica.

“Esta é uma área para a qual eu me dedico muito, pois é um modo de ajudar às pacientes que não recebem o atendimento que deveriam por parte do governo. Por ter tido uma mãe que faleceu da mesma doença há um ano e meio, me solidarizo com essas mulheres que batalham diariamente para ter uma vida melhor”, considera o cirurgião plástico.

Parceria de sucesso

A parceria entre a Casa de Saúde São Sebastião e a Amucc – Associação Brasileira de Portadores de Câncer – surgiu há quatro anos da necessidade de chamar a atenção da sociedade para a enorme fila de mulheres à espera da reconstrução mamária. “Este procedimento também faz parte do tratamento, mas não é acessível a quem é acometido pela doença. Essas mulheres têm direito e precisam que ele seja respeitado”, avalia Simone Lopes, diretora-executiva da Amucc.

“A situação destas mulheres é um problema de saúde e não somente de saúde pública. A maneira que a Casa de Saúde pode contribuir para a solução desta situação é oferecer seu espaço para ajuda-las”, avalia Jackson Suleiman, superintendente do São Sebastião, lembrando que a mulher do fundador da instituição, dona Ina Tavares Moellmann, foi uma das criadoras em Santa Catarina da Rede Feminina de Combate ao Câncer. 

DEIXE UMA RESPOSTA