Método de ensino com o ábaco é testado cientificamente

0
650

Crianças que frequentam aulas da ALOHA Mental Arithmetic desenvolvem mais as habilidades cognitivas

 

    Quem nasceu na era digital pode não conhecer o ábaco, mas o instrumento milenar utilizado para a realização de cálculos é usado em um método de ensino inovador presente em 28 países e testado cientificamente. O teste que comprovou a eficiência do programa ALOHA Mental Arithmetic (de desenvolvimento cerebral) foi realizado pela doutoranda em Filosofia K. Vasuki, na Universidade de Madras, localizada em Chennai, na Índia.

 

    O estudo avaliou o impacto da aprendizagem de aritmética mental com ábaco no desenvolvimento de habilidades cognitivas entre crianças e atestou que aprendizes da ALOHA desenvolvem-se mais. Em sua pesquisa, publicada em inglês e espanhol, Vasuki explica como chegou a esta conclusão. “A análise estatística mostrou a eficácia da formação com ábaco para a melhoria da concentração, resolução de problemas, memória associativa, memória de trabalho, formação de conceito, criatividade e capacidade de criar imagens mentais e resolver cálculos”, evidencia. Em suas considerações finais ela observa que à medida que as crianças desenvolvem essas habilidades, também melhoram o desempenho acadêmico, aumentam a velocidade e precisão no cálculo e revelam todo o seu potencial”.

    Voltado para estudantes de cinco a 13 anos, o método é ensinado da mesma maneira nas escolas dos cinco continentes, inclusive no Brasil, onde recentemente foi inaugurada a primeira unidade da ALOHA, no município de São José (SC), na Grande Florianópolis.

 

    Primeira escola no Brasil – A primeira escola da ALOHA Mental Arithmetic no país foi aberta neste ano em São José, na Grande Florianópolis. Considerada uma atividade extracurricular recomendável para complementar o programa de ensino tradicional, a metodologia ALOHA pode trazer inúmeras vantagens para os aprendizes. Entre eles está a potencialização dos dois lados do hemisfério do cérebro.

 

    Segundo Nilcéa Moraes, professora da ALOHA Mental Arithmetic, é comprovada a melhoria significativa das crianças participantes do método em todas as disciplinas. “Os benefícios começam no primeiro módulo de ensino, quando aprendem cálculos de soma e subtração. O aumento na concentração e o desenvolvimento do hemisfério direito do cérebro ajudam os alunos não só a melhorar o desempenho em matemática”, observa.

 

    Moraes acrescenta que a utilização do ábaco para realizar as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, cálculo de raízes e potências, auxilia no desenvolvimento de várias habilidades. “O seu uso contínuo favorece a habilidade numérica, melhora a capacidade de atenção, de raciocínio lógico, a memória fotográfica, a rapidez e a precisão. O ábaco é considerado um excelente estimulante cerebral”, destaca.

 

    A Aloha – Fundada na Malásia em 1993, ALOHA Mental Arithmetic tem atualmente presença em 28 países dos cinco continentes. O programa é oferecido da mesma forma em todo o mundo para garantir os mesmos padrões de qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA