Escritórios associados à AsBEA/SC participam da Mostra Casa e Cia

0
73

 

A representatividade da arquitetura catarinense pode ser conferida na 13ª edição da Mostra Casa & Cia, que este ano apresenta o conceito A Casa, e a Casa das Casas, que aborda a relação das pessoas com seus espaços preferidos e a relação delas com a cidade onde vivem. Pela primeira vez a Mostra acontece em dois locais ao mesmo tempo: no Primavera Garden, em Florianópolis e no Passeio Pedra Branca, em Palhoça. Sete escritórios associados à AsBEA/SC assinam ambientes nos dois espaços. São eles: Robson Nascimento Arquitetos, Blasi Bahia, Marchetti Bonetti, Jardins e Afins, Mantovani e Rita Arquitetura, Nardi Ventura Arquitetos Associados e Allume Arquitetura de Iluminação.

O arquiteto Carlos Lopes, coordenador do evento, mostrou-se contente com os primeiros dias, que já superaram a expectativa de visitação: “Além do público local, recebemos excursões de estudantes e visitantes de diferentes regiões do estado. Os comentários relatam o alto nível da arquitetura de interiores, designer e decoração. Está é uma das melhores mostras de todos os tempos”, declarou.
A expectativa é de mais de 25 mil visitantes nos dois espaços onde ocorre o evento. Somados os dois locais, são cinco mil metros quadrados e cerca de 70 ambientes de casa e corporativos dedicados ao cenário catarinense da arquitetura e interiores.

 

Os Ambientes:

Robson Nascimento Arquitetos – A relação das pessoas com a cidade onde vivem, a maneira como se locomovem e a busca por conforto e praticidade são conceitos apresentados no Lounge Dimas, planejado por Robson Nascimento e Cristiana Bez Delpizzo. A dupla de arquitetos criou também um apartamento decorado do edifício D/ One, que será construído no Centro de Florianópolis. “O apartamento segue um conceito jovial, com escolha de uma paleta de cores claras e naturais. É a sugestão de moradia para um solteiro, ou casal de jovens, que priorizam um amplo espaço para receber”, explica Cristiana.

 

Blasi Bahia – Funcionalidade e acolhimento para degustar uma boa refeição são os destaques do Restaurante 261, planejado por Bernardo Bahia e Marina Blasi, proprietários do escritório Blasi Bahia Arquitetos Associados. Gastronomia, arte e música estão interligadas nesse espaço, que valoriza também as imagens da fotógrafa Maíra Allemand e um piano de cauda, proporcionando a convergência das artes em seus mais variados estilos. O restaurante estará aberto ao público que visitar a Mostra Casa&Cia 2014.

 

Marchetti Bonetti – Assinam dois espaços. No Hus: Compartilhamento de experiências e emoções criaram um ambiente que proporciona integração através da versatilidade e dinamismo de um quarto que se transforma em sala, possibilitando a vivência de um casal que utiliza seu espaço para diversos usos, aproveitando assim a estrutura planejada para eles. Já a Casa Pedra Branca: Ambiente conceito é um espaço contemporâneo, abordam um conceito de casa que é muito popular em várias partes do mundo, e que também é uma das soluções residenciais contempladas no empreendimento Pedra Branca. Trata-se de um apartamento-jardim, um tipo de residência muito presente em cidades como Amsterdã, Copenhague, Londres e Nova Iorque, esses imóveis contam com terraços que permitem uma relação de maior permeabilidade entre a casa e a cidade.

 

Jardins e Afins
As boas-vindas à Casa&Cia 2014 são dadas pela Praça Pedra Branca, planejada pela arquiteta Juliana Castro, do escritório Jardins e Afins. Ela é composta por patamares e rampas, que se encontram criando uma transposição de níveis com movimento. A instalação conta com redes, nas quais é possível deitar, emolduradas por jabuticabeiras. É um convite ao bem-estar típico de uma casa. Durante a noite, o ambiente se transforma através do desenho feito com luzes e linhas precisas.

 

Mantovani e Rita Arquitetura
O arquiteto Roberto Rita buscou referências em sua memória para criar essa cozinha em estilo rústico e sensorial. O ambiente é formado por duas paredes de bambu e barro, conhecidas como pau a pique. Sua intenção foi representar uma vida frugal, porém, culturalmente rica, da antiga Desterro. Usando materiais, instrumentos e tecnologias de outrora dentro de uma linguagem contemporânea, o arquiteto buscou transcender a essência de viver em Florianópolis, a capital moderna, que tem se transformado em um polo tecnológico, mas que ainda mantém em seus recantos a encantadora e bucólica maneira de viver dos antepassados açorianos.

 

Nardi Ventura Arquitetos Associados
Pensando em um ambiente especialmente planejado para uma mulher contemporânea, que gosta de artigos de qualidade, de moda e se preocupa com sua imagem, os arquitetos Anderson Pitz, Aline Ventura Nardi e Eduardo Nardi criaram o espaço Espaço Vestir com Estilo. Ele não serve apenas para guardar roupas e acessórios, é o lugar reservado especialmente para a finalização da produção. “Nesse lugar, ela não apenas se veste, mas também se maquia e se prepara, como até também confraterniza com suas amigas”.

 

Allume Arquitetura de Iluminação
Um espaço com estilo contemporâneo, de linhas retas e cores sóbrias, com a valorização das luminárias como obras de arte. Esse é o projeto desenvolvido para o Espaço Santa Rita, que pretende levar o visitante a uma experiência com a luz. O visitante terá contato com a beleza das peças expostas, até chegar a um segundo espaço, chamado de laboratório, onde será convidado a conhecer mais sobre a luz e suas características técnicas. Ele poderá entender a importância e a diferença entre efeitos, temperaturas e índices de reprodução de cor e outras peculiaridades da luz, que valorizam os espaços construídos.

 

SERVIÇO: 
Mostra Casa&Cia SC 2014 
Quando: de 12 de setembro a 19 de outubro
Horário de Funcionamento:  Mostra Ilha: Das 13h as 21h, de terça-feira a domingo | Mostra Passeio: De terça-feira a sexta-feira – das 16h as 21. Sábado e domingo – das 13h até as 21h.
Onde: Primavera Garden (Rodovia SC-401), em Florianópolis, e Passeio Pedra Branca, em Palhoça 
Informações: diario.com.br/casaecia

DEIXE UMA RESPOSTA