Criciúma recebe 1° Fórum Leitura Região Sul

0
43
Educadores e agentes culturais compareceram em peso ao 1° Fórum Leitura Região Sul
 
Um espaço aberto a todos os interessados em debater e viabilizar políticas públicas para a leitura, o livro, a literatura, as bibliotecas e a economia da produção editorial catarinense, foi promovido ao longo desta terça-feira (23), no Teatro Municipal Elias Angeloni. Educadores e agentes culturais de toda a região preencheram as poltronas do local no 1° Fórum Leitura Região Sul.
 
 
Conforme o prefeito Márcio Búrigo, essas ações mobilizadoras profissionais de educação, dão oportunidade para que se busque levar o melhor para dentro das salas de aula. “A educação e a leitura são os instrumento que modificam as pessoas e uma nação. Temos que provocar nossos alunos a interpretarem os textos lidos, para que vejam que tão importante quanto ler é saber o que leu. Espero que este documento leve o sentimento que os profissionais das prefeituras que participaram do encontro estão sentindo, pois cada um dos participantes vai sair com algum crescimento interior”, destacou o prefeito.
 
 
Segundo a secretária de Educação, Rose Reynaud, o 1° Fórum Regional do Livro e da Leitura é uma das práticas coerentes com o sonho e o projeto do mundo mais letrado. “Neste espaço debatemos com todos os interessados em viabilizar políticas públicas para a leitura, para o livro e entre outras coisas que buscam um mundo mais consciente, mais humanizado e com mais igualdades de oportunidades para todos no futuro”, declarou  
 
 
O evento que é idealizado e realizado pelo Fórum Catarinense do Livro e da Leitura (FCLL), com apoio das Secretarias Municipais de Criciúma e Araranguá, FCC, Fecam, Amrec, Amesc e Amurel, contou com a participação de aproximadamente 600 pessoas, totalizando 19 cidades inscritas participando do encontro, entre elas o município de Arapongas, no Paraná e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
 
 
Para secretário executivo do Fórum, José Paulo Speck Pereira, o debate serviu para orientar a elaboração dos planos municipais, bem como buscar metas para atingi-los. “Esse Fórum terá o tamanho que os profissionais reunidos queiram que tenha. Precisamos da ajuda de todos para saber o que é melhor para a leitura e para o desenvolvimento do Fórum. O plano visa debater e contribuir para a elaboração do Plano Estadual do Livro e da Leitura para Santa Catarina”, comentou.
 
 
O escritor e coordenador do Fórum, José Paulo Teixeira, acrescenta que através destes eventos é possível construir a escola e a sociedade que o mundo precisa. “A civilização do livro e da leitura está sendo desafiada pela civilização digital. Nosso comportamento vem mudando ao longo dos anos. Sabemos que é importante ter a participação de grupos para construir uma educação de maior qualidade e com mais leitores. Chegamos num ponto muito diferente de tudo o que já vivemos”, ressaltou.

DEIXE UMA RESPOSTA