Hospitais de Florianópolis receberão visitas técnicas

0
73

 

 

    Os hospitais Baía Sul, Imperial Hospital de Caridade, Florianópolis e Grande Unimed receberão os participantes do VI Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, que acontece entre os dias 27 e 29 de agosto, em Florianópolis. Durante as visitas técnicas aos estabelecimentos públicos e privados da capital os visitantes terão a oportunidade de conhecer melhor a história da saúde em Santa Catarina e também as principais demandas do setor. “Apesar de toda a dificuldade encontrada neste setor muito se tem feito e ainda há muito por fazer. O congresso proporcionará esta troca de conhecimentos”, afirma a arquiteta Inara Rodrigues, membro da diretoria do evento.

    Para os organizadores, apesar dos problemas encontrados, os hospitais de Santa Catarina têm qualificado sua estrutura física e parque tecnológico para melhor atender a população.  “O planejamento é o principal aliado para evitar o desperdício na área da saúde. Com as verbas disponíveis poderia ser feito muito mais se tudo fosse pensado de acordo com as necessidades de cada localidade”, afirma Fábio Bitencourt, presidente da ABDEH, entidade que promove o evento.

    Durante as visitas os profissionais – na sua maioria da área da saúde e arquitetos -, encontrarão desafios, novas tecnologias e ambientes modernos nas instituições da capital.  “Será uma oportunidade para reflexões críticas acerca dos nossos avanços e deficiências”, observa Emerson da Silva, presidente do Congresso. Além disso, os profissionais conhecerão a história de cada unidade de saúde, o número de leitos, capacidade e complexidade.

 

Os Hospitais

 

    O Hospital Florianópolis é um hospital público da Secretaria do Estado da saúde – SES, o bloco principal foi totalmente reformado com a estrutura e tecnologia mais moderna -. Foi – reaberto no início deste ano. É o primeiro hospital público em Florianópolis administrado por OS (organização social) formando parceria público-privada.

    “A visita ao Imperial Hospital de Caridade será no Bloco Intensivo, este é o novo anexo do Hospital, onde terá centro cirúrgico, UTI e CME, com ambientes modernos e tecnologia de ponta, também foi trabalhada a humanização através de cores e luz, além de ambientes agradáveis e vista para o exterior. A estrutura atual do Hospital também vem se modernizando, dentro de um planejamento estratégico”, afirma Arquiteta Inara Rodrigues, que atua nos projetos desta instituição.

    Ainda em obras, o hospital da Unimed Grande Florianópolis apresentará o conceito de hotelaria hospitalar, explica Patrícia Paiva, arquiteta do projeto: “Trabalhamos com a ideia de humanização em todos os setores, incluindo a mobilidade, estrutura, área de recuperação e apoio. As cores, o uso da madeira, que dá aconchego, a iluminação indireta e materiais de fácil manutenção e limpeza”.

    A tecnologia de ponta e o conceito de hotelaria hospitalar também poderão ser conferidos no hospital Baía Sul, hoje considerado um estabelecimento modelo. A engenheira clínica Ana Claudia Castro afirma que as dificuldades geológicas do terreno influenciaram no projeto. “A implantação foi diferenciada, pois estamos na base de um morro, além disso, se conecta com outros prédios”, declara. “A experiência ampliará o conhecimento destes profissionais sobre os ambientes hospitalares. Irão vivenciar a rotina para aplicar com propriedade na prática”, conclui.

 

DEIXE UMA RESPOSTA