Santa Catarina entra em nova fase no estudo de genomas

0
50

 

Empresa de biotecnologia, instalada no Sapiens Parque, adquire máquina moderna que permite sequenciamento de DNA em larga escala

 

Santa Catarina inaugura uma nova fase no estudo de genomas, com a instalação de equipamento que permitirá sequenciar genomas completos de bactérias, fungos, plantas e até mesmo genomas humanos. A iniciativa, inédita no estado, tornou-se possível com a montagem do primeiro sequenciador de DNA de nova geração no Sapiens Parque, polo tecnológico localizado em Florianópolis. A máquina foi adquirida pela Neoprospecta, startup que se dedica à análise e prestação de serviços inovadores na área de diagnóstico microbiológico.

 

Segundo o farmacêutico Dr. Marcos de Carvalho, diretor-presidente da empresa de biotecnologia, na iniciativa privada só mais três empresas no Brasil têm equipamentos semelhantes, com capacidade tanto de análise laboratorial quanto computacional dos dados obtidos através do sequenciador. Na explicação dele, o sequenciamento de DNA ajuda a identificar micro-organismos em larga escala e com baixo custo, de forma que podem-se realizar análises que mitiguem eventuais riscos de contaminação em determinado ambiente.

 

No primeiro teste, realizado na última semana de março, foram sequenciados 24 genomas bacterianos completos, derivados de amostras diversas, em apenas um dia. “A título de comparação, o primeiro genoma bacteriano a ser completado no Brasil, em 2000, levou 30 meses, requereu o esforço de centenas de pesquisadores e custou em torno de 30 milhões de reais”, observa o farmacêutico.

DEIXE UMA RESPOSTA