Publicitário mostra caminhos para empresas se desenvolverem na rede
Um mercado de 2,7 bilhões de pessoas no mundo – dos quais 105 milhões no Brasil – espera por você e seus produtos e serviços na Internet. A pergunta que todo empresário precisa fazer é se sua empresa está preparada para ‘abrir as portas’ na rede mundial de computadores e equipamentos móveis. “Planejamento, qualidade de conteúdo e metas são essenciais para o sucesso”, resume o publicitário e professor Fernando Palermo, autor da palestra Estratégia Digital para o Varejo, na última quarta-feira, no auditório da CDL de Florianópolis.
Palermo alertou para a necessidade de as empresas planejarem bem seu ingresso na internet. “Antes do planejamento digital é fundamental olhar para fora da empresa, ver o que você tem para mostrar e quais os canais em que quer divulgar”, afirmou. Para ele, a loja virtual deve ser uma extensão e ter as mesmas feições da loja física. “O cliente tem que reconhecer uma na outra”, explicou. Com larga experiência em publicidade, o palestrante destacou as diferenças entre as mensagens convencionais da propaganda convencional e na internet. “Não é mais um monólogo, em que o consumidor apenas recebe a mensagem; é um diálogo, pois quem recebe também fala, dá sua opinião e quer ser ouvido”, disse. “A interatividade passa a ser sinônimo de possibilidade de participar”, completou.
Ele recomendou cuidado nas interações com os consumidores. “Depois de se encantar com o produto e comprar, agora eles voltam para a internet para dar sua opinião sobre o que compraram”, explicou. Com isso, uma atitude é essencial: responder. “Responda sempre, jamais deixe alguém falando sozinho em seu site ou fan page”, afirmou. Para ser bem sucedido nesta tarefa, mostrou que é essencial saber que do outro lado estão pessoas. “Não dá para classificá-las apenas como consumidores. Temos que entender as pessoas quando elaborarmos planos de mídia digitais e redes sociais”, afirmou. Fernando Palermo também fez um alerta a respeito de redes sociais. “Use o Facebook, é extremamente importante, mas não coloque todo seu esforço nele, pois é uma rede privada que muda de regras a toda hora. Faça, por exemplo, um blog no qual você tenha o controle”, disse.