Campeões mundiais Aloha se apresentam no Brasil

0
54

Crianças de 11 e 13 anos fazem cálculos de até 17 dígitos em velocidade impressionante

A habilidade de fazer cálculos mentais com até 17 dígitos com a rapidez de um equipamento eletrônico chama a atenção por onde passam os irmãos Samir, 13 anos, e RonitMotwani, 11 anos, nascidos em Maiorca, na Espanha e hoje residentes da cidade do México. Os meninos são alunos da rede de ensino Aloha Mental Arithmetic, que chegou ao Brasil em 2013 e prevê uma grande expansão em 2014. Com o método, as crianças utilizam como ferramenta principal o ábaco, instrumento milenar utilizado para a realização de cálculos.

As crianças possuem uma vida normal como garotos da sua idade: vão à escola, jogam futebol, gostam de música e de brincar com os amigos, além das aulas, que ocorrem duas vezes por semana, os estudos se reduzem a 15 minutos diários em casa, além da participação em campeonatos ao redor do mundo. Os meninos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes países, Ronit ganhou quatro vezes o campeonato mundial da Aloha e Samir ganhou três vezes o campeonato mundial e uma vez o campeonato da Índia.

A mãe dos meninos, KiranMotwani, afirma: “Samir e Ronit são duas crianças normais, como todos os outros, o que há neles é que exercitaram a mente e estimularam o hemisfério direito e esquerdo do cérebro através do ábaco. Pouco a pouco visualizaram ábaco e fazem os cálculos mentalmente, todas as crianças tem essa capacidade, só é preciso desenvolvê-las”. Para ela a matemática é muito abstrata, as crianças não podem tocar os números, com o ábaco eles podem fazer isso, tocar nos números e chegar a uma operação. “Para eles é um jogo de fichas que no final lhes dá um resultado.”, analisa.

A Aloha chegou ao Brasil em 2013, a partir de Santa Catarina. A previsão para 2014 é estar presente em no mínimo 20 escolas, além da sede própria.Os benefícios das crianças começam a no primeiro módulo de ensino, onde as crianças aprendem cálculos de soma e subtração, a melhora na concentração é percebida nas aulas iniciais. Com o desenvolvimento do hemisfério direito do cérebro, as crianças apresentam melhoras significativas em todas as disciplinas, não só na matemática. Quatro milhões de crianças no mundo todo são alunas do método, que é aplicado de forma extracurricular nas escolas.

A Aloha

ALOHA Mental Arithmetic é um programa de desenvolvimento mental projetado especificamente para crianças de 5 a 13 anos, os alunos aprendem a realizar operações matemáticas simples (adição, subtração, multiplicação e divisão) e complexas (raiz quadrada, frações, operações com decimais e operações combinadas) sem necessidade de usar calculadora, computador, lápis ou papel, apenas o ábaco, permitindo potenciar o lado direito do cérebro. Fundada na Malásia em 1993, ALOHA Mental Arithmetic tem atualmente presença em 28 países dos cinco continentes. O programa é oferecido da mesma forma em todo o mundo para garantir os mesmos padrões de qualidade depois de 20 anos de experiência consolidada.

DEIXE UMA RESPOSTA