Semana da conciliação estimula redução de litígios trabalhistas

0
21

Começa nesta segunda-feira (29/11) a Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça para estimular a solução de conflitos por meio do diálogo. Em Santa Catarina, a expectativa é de que mais de 1,6 mil acordos sejam promovidos até a próxima sexta-feira (3/12). “Para a Justiça do Trabalho, a conciliação faz parte do dia-a-dia. Esta campanha é fundamental para reduzir a litigiosidade e agilizar outros processos”, afirma o juiz Irno Resener, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região (Amatra 12).

De janeiro a outubro deste ano, 22.415 processos trabalhistas foram julgados em segunda instância pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Dos 18 juízes que compõem a corte, 15 estão aptos a julgar (presidente, vice e corregedor não julgam). Nesse período, cada magistrado analisou 1,5 mil causas (média de 150 por mês) e revisou outras 3 mil, porque cada voto deve ser avaliado por mais dois juízes.

Das 54 Varas do Trabalho (VT) em Santa Catarina, 34 vão participar da Semana Nacional de Conciliação. São 20 jurisdições: Balneário Camboriú (as duas VTs), Blumenau (2ª, 3ª e 4ª), Caçador, Chapecó (2ª), Criciúma (2ª), Curitibanos, Florianópolis (todas as sete VTs), Fraiburgo, Imbituba, Indaial, Itajaí (1ª e 3ª), Jaraguá do Sul (1ª), Joaçaba, Joinville (2ª e 5ª), Lages (as duas VTs), Mafra, Rio do Sul (1ª), São Bento do Sul, São José (1ª e 3ª) e Tubarão (2ª).

DEIXE UMA RESPOSTA