Pedra Branca recebe certificação energética para edificações nesta segunda

0
52

A Cidade Pedra Branca recebe nesta segunda-feira (29), em São Paulo, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para Edificações Residenciais (ENCE-R), em evento promovido pela Eletrobras e pelo Inmetro.

Criada em 2009, a certificação é voluntária, mas deverá se tornar obrigatória para prédios comerciais já no próximo ano e para residenciais a partir de 2012, nos mesmos moldes dos selos exigidos atualmente para eletrodomésticos.

Para se habilitar à ENCE-R, os projetos de edifícios devem ter área útil superior a 500 metros quadrados. Os empreendimentos são avaliados em três aspectos: envoltório, sistema de iluminação e sistema de condicionamento de ar. O objetivo é estimular o ganho de calor pelo sistema de fechamento do prédio e, ao mesmo tempo, aproveitar a iluminação e a ventilação naturais, levando a um consumo menor de energia elétrica.

O projeto do Novo Urbanismo da Cidade Pedra Branca já nasceu planejado para ter essa eficiência, conta o engenheiro Olavo Kucker Arantes, consultor da Pedra Branca e membro do Green Building Council (GBC) Brasil. “Uma das maiores dificuldades foi adequar o projeto ao clima, com estações bem definidas. Por meio de ventilação cruzada, grandes espaços para iluminação e anteparos, forjamos soluções que seguram o calor no inverno e não deixam o calor entrar no verão”, lembra ele.

O Inmetro analisa a obra na fase de projeto e também após sua conclusão, para verificar se as especificações estão de acordo com o que foi previamente apresentado. Segundo Kucker, a Cidade Pedra Branca já é referência no país quando o assunto é sustentabilidade na construção civil. “É difícil precisar a economia de energia porque há muitas variáveis envolvidas (como o número de equipamentos), mas um prédio certificado gasta até 30% menos de energia do que um ‘convencional’, explica o engenheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA