Índices da economia reforçam otimismo do comércio de SC para o Natal

0
27

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) espera um crescimento de 12% nas vendas de Natal. A estimativa é corroborada pela alta verificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no comércio em 2010: 12,1% na receita e 7,6% no volume de vendas até setembro (11,9% e 8,3% nos últimos 12 meses). “Além disso, o Natal tradicionalmente é a época em que há maior consumo e tivemos um ano com economia estável e elevação do poder de compra da população”, afirma Sergio Alexandre Medeiros, presidente da FCDL/SC.

De fato, o setor tem motivos para estar confiante. Neste ano, todas as datas comemorativas apresentaram aumento de vendas acima da expectativa, segundo cálculos do Sistema SPC/SC. “No Dia dos Pais, calculamos um incremento de 5,5% e registramos 7,5%; no Dia das Crianças, esperávamos de 7% a 8% e chegamos a 8,9%”, exemplifica Medeiros. Outro indício que respalda o otimismo do comércio é o número de transações com cartões (débito e crédito) nos nove primeiros meses de 2010, 17% superior à movimentação do ano anterior conforme a Associação Brasileira de Empresas das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
“Deve se considerar também que muitas lojas em cidades menores não operam com cartão, e sim com carnê”, lembra o presidente da FCDL/SC. Em levantamento entre os associados da FCDL/SC, 59% das vendas deverão ser saldadas por este meio, 39% por cartão (22% crédito e 17% débito) e 2% por convênio. “Existem ainda muitos pequenos municípios com economia próspera, com moradores que não ostentam o que têm, gastam menos ao longo do ano e podem comprar mais no Natal”, completa.

DEIXE UMA RESPOSTA